Afinal, quando começa a primavera?
Quando eu era criança, tinha medo do inverno.
Havia algo sobre o fim do outono que já nos preparava para o que vinha a seguir: as mudanças de temperatura, com seu repentino vento gelado, o cinza nas paisagens e o esconder-se dentro de vários casacos. Ao que tudo indicava, essa não era uma estação para celebrações – pelo contrário, era chegado o momento de se recolher.
Até então, esse “pé atrás” em relação ao inverno me acompanhou por toda uma vida. Vi de perto pessoas próximas passando pelas mesmas sensações que eu tinha, sempre reclamando do cair da temperatura e aguardando ansiosamente pela próxima estação. O inverno era um tempo de frieza e introspecção; a primavera, não. A primavera era o momento em que as paisagens voltavam a ganhar vida, com suas flores coloridas e árvores robustas; era também o momento dos passeios a céu aberto, nos parques e nas ruas. Os dias se tornavam mais ensolarados e o próprio ânimo das pessoas parecia crescer em paralelo com o aumento das temperaturas.
Depois de uma certa idade, aquele velho medo não existia mais. Passei a aturar o inverno e aguardar a chegada da primavera como todo mundo faz. A parte interessante nessa história é que acabei descobrindo que outras pessoas também tinham esse mesmo medo em comum, porém, dessa vez não tinha mais a ver com a troca das estações do ano.
O que eu só fui entender anos depois é que estamos sempre ansiando pelas nossas primaveras, isto é, ansiamos por novidades e recomeços em nossas vidas, mas muitas vezes nos esquecemos de que a chegada da primavera só é possível após atravessarmos o inverno – afinal, como podemos esperar que ocorra uma mudança real no nosso dia-a-dia sem antes tomarmos um caminho diferente dentro de nós mesmos?
Dito isso, para atingirmos o momento do desabrochar, é essencial que primeiro passemos por um momento de germinação. Os ipês só colorem as ruas das cidades em setembro porque antes disso passaram meses se preparando para uma nova fase. Só existe mudança externa se antes houver mudança interna. Só existe a primavera se antes houver o inverno.
E você? Antes que o inverno acabe, existe algo na sua vida que você sente que deveria dar mais atenção? Em quais aspectos da sua vida você gostaria de realizar uma mudança genuína?
whoah this blog is great i love reading your articles. Keep up the great work! You know, many people are hunting around for this info, you could aid them greatly.
I’m nott sre whhy buut thnis web site is loading very slkw for me.
Is anyone eelse haing this problwm oor iis it a issu on my end?
I’ll check bback later annd see if the problem sstill
exists.
Terrific post but I wass wannting to know iif you coulod write a ligte morre on this subject?
I’d be verry thanful if yyou culd elaborate a little bitt
more. Bleess you!